QUATRO ADVERTÊNCIAS DIGNAS DE SEREM OBSERVADAS
Texto (Gênesis 19:17) E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.
INTRODUÇÃO
Deve ter sido triste para Abraão saber que nem sequer dez justos havia naquela cidade. Diante desta realidade, Deus decidiu destruir a cidade, mas antes disto exortaria a Ló e sua família para que saísse. Definitivamente a maldade dos homens era tão grande que queriam violar os anjos.
(19: 1-9) E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra;
2 E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos pés; e de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. E eles disseram: Não, antes na rua passaremos a noite.
3 E porfiou com eles muito, e vieram com ele, e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete, e cozeu bolos sem levedura, e comeram.
4 E antes que se deitassem, cercaram a casa, os homens daquela cidade, os homens de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros.
5 E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos.
6 Então saiu Ló a eles à porta, e fechou a porta atrás de si,
7 E disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal;
8 Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vó-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado.
9 Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Como estrangeiro este indivíduo veio aqui habitar, e quereria ser juiz em tudo? Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, sobre Ló, e aproximaram-se para arrombar a porta.
Tudo isso motivou os anjos de Deus apressar a Ló para que saísse de Sodoma. Por tal razão lhe fizeram quatro advertências.
Primeira Advertência
ESCAPA-TE POR TUA VIDA
(Vs. 17) E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.
Deus faz sua parte, mas quer que nós façamos a nossa também. Escapar do mundo é uma decisão pessoal. Ele não nos obriga a nada, mas, quer que nós corramos. Foge da condenação, foge do juízo! Foge do derramar da ira de Deus!
Escapar tem a ver com buscar um refugio mais seguro. Escapar por sua vida implicava não só a dele, mas a de toda sua família.
(Vs. 12) Então disseram aqueles homens a Ló: Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar; Lástima que seus genros zombaram não dando crédito.
(Vs. 14) Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o Senhor há de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros.
Segunda Advertência
NÃO OLHES PARA TRÁS
(Vs.17) E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti,
Aquele que põe a sua mão no arado e olha para trás não é digno do Senhor.
(Lucas 9:62) E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. Não podemos permitir que as coisas do passado nos detenham no presente. Ex: a experiência da esposa de Ló;
(Vs. 26b) E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal. Israel fracassou no deserto porque havia saído de Egito no físico, mas no coração NÃO.
Terceira Advertência
NÃO PARES EM TODA ESTA CAMPINA
(Vs.17c) Não somos chamados para parar na vida cristã, mas para avançar. Não devemos nos deter contemplando o passado com seus êxitos e fracassos. Cuidado com a dúvida, o temor, a ansiedade, o ressentimento, porque todo isso te pode deter.
Quarta Advertência
ESCAPA LÁ PARA O MONTE,
PARA QUE NÃO PEREÇAS
(VS.17) E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças. Não peças para ir a Zoar (pequenez) escapa-te para o monte de Jeová
(Vs. 20,30) Eis que agora aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora, deixe-me escapar para lá (não é pequena? ), para que minha alma viva.
30 E subiu Ló de Zoar, e habitou no monte, e as suas duas filhas com ele; porque temia habitar em Zoar; e habitou numa caverna, ele e as suas duas filhas.
Buscar o verdadeiro lugar Santo, este lugar é “na presença de Jesus”
Conclusão
Quais foram as quatro advertência que o Senhor Deus advertiu à Ló.
1 Escapa-te por tua vida
2 Não olhes para trás
3 Não pares em toda essa campina
4 Escapa lá para o monte, para que não pereças
Se aproxima o dia do juízo de Deus, eu lhe pergunto:
Estás escapando por tua alma?
Fonte de pesquisa: Blog O Pregado Pregando com Excelência. http://www.opregadorfiel.com.br/2013/07/quatro-advertencias-dignas-de-serem.html
Comentários
Postar um comentário